Grupo de Mídia São Paulo comemora cinquentenário com a exposição "50 Anos de Mídia no Brasil – 1968-2018"

Com curadoria de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho (Boni) e Thomaz Souto Corrêa, a mostra acontece na Unibes Cultural e traz a trajetória da mídia no país separada por décadas.

O Grupo de Mídia São Paulo, entidade que congrega os profissionais de mídia das agências de publicidade e propaganda do estado de São Paulo, em comemoração aos seus 50 anos, oferece para a cidade a exposição "50 Anos de Mídia no Brasil – 1968-2018". A mostra conta a evolução dos meios de comunicação entremeada com os fatos históricos que ocorriam no país no decorrer desse período, de uma forma absolutamente lúdica, como uma viagem no tempo para mexer com a memória afetiva e com as emoções de quem viveu a época e também como uma oportunidade singular de conhecimento para os mais jovens.

 

Separada por décadas, a exposição contou com a curadoria de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho (Boni) e Thomaz Souto Corrêa, dois ícones do mercado de mídia brasileiro que, com uma equipe de apoio, foram responsáveis por selecionar e indicar as referências para cada período da exposição. No passeio pelo tempo, a mostra se inicia em 1968, sob um cenário de restrição à liberdade, marcado também pela chegada do homem à Lua. A jornada continua com a Copa de 1970, a implementação da TV colorida, a anistia, a multiplicação das rádios FM, a efervescência da era disco, o movimento Diretas Já, a chegada da TV a cabo, a morte de Ayrton Senna, Brasil pentacampeão e o fenômeno das redes sociais, tudo ambientado de acordo com as características de cada década.

 

“Este ano, o Grupo de Mídia São Paulo comemora seus 50 anos. Como profissionais ligados diretamente aos meios de comunicação e seu público consumidor, nada mais justo do que comemorarmos essa data com a população. Esta exposição foi concebida como um presente para a cidade, uma oportunidade de entretenimento para as famílias viajarem juntas por essas décadas tão marcantes na vida dos brasileiros”, comenta Paulo Sant'Anna, presidente do Grupo de Mídia São Paulo.

 

Para Bruno Assami, diretor executivo da Unibes Cultural, receber a mostra “50 Anos de Mídia no Brasil – 1968-2018” é muito importante para a instituição. “A Unibes Cultural é um espaço plural de diálogo com São Paulo, e receber uma exposição que conta ao público uma história tão rica quanto a de 50 anos da mídia no Brasil é um verdadeiro presente para a cidade. Temos o desafio de fortalecer o sistema cultural paulistano por meio da diversidade da programação e de estimular na população o conceito de que cultura é comportamento. Mídia e comportamento andam lado a lado há 50 anos, então nada mais atual do que uma mostra como essa”, comenta o diretor.

 

A exposição contou com a criação e produção cenográfica da Caselúdico, responsável por algumas das exposições mais bem-sucedidas do país, como Castelo Rá-Tim-Bum, Tim Burton e Silvio Santos, teve a produção geral da Piraporanó e o gerenciamento operacional da Duo Experience.

As décadas:

1968-1977 – Massificação das Mídias – eventos transmitidos ao vivo pela TV e pela rádio, Copa de 1970, início da transmissão em cores, Silvio Santos, Chacrinha, Hebe Camargo, Ronald Golias, as novelas “Beto Rockfeller” e “O Bem Amado”, “Jornal Nacional”, “Fantástico”, os homens do Rádio, revista “Veja”.

1978-1987 – O Brasil via Embratel – redes nacionais de televisão, retorno dos exilados políticos, Diretas Já, presidente Tancredo Neves, novelas “Roque Santeiro” e “Dancin’ Days”, Henfil, “Perdidos na Noite”, “TV Pirata”, “Casseta & Planeta”, Fórmula 1, as rádios FM, revistas verticais “Bizz” e “Somtrês”, videocassete.

1988-1997 – Quantidade e Qualidade – TVA, Globosat, boom das revistas, rádios e seus estilos musicais, MTV, nova Constituição nacional, Odete Roitman, “Pantanal”, nascimento da internet, UOL, chegada das redes internacionais de cinema.

1998-2007 – A Internet Veio para Ficar – bug do milênio, ferramentas gratuitas IG e BOL, portais Terra e Yahoo, comunicação online com ICQ e MSN Mensenger, rádios web, MySpace, Trama Virtual, Google, Orkut, versões online de revistas, transmissões digitais, reality shows – “Casa dos Artistas”, “BBB”, “No Limite” –, mídia exterior, Facebook.

2008-2018 – A Era Digital – plataformas digitais, blogs, sites, redes sociais, segunda tela, “Breaking Bad”, “Game of Thrones”, trending topics do Twitter, YouTube, celular, Netflix, a rádio ao vivo e em cores, mídia exterior, cinema multiúso e aplicativos.

Associados devem solicitar a cortesia através do endereço: secretaria@gm.org.br

 

Serviço:

50 Anos de Mídia no Brasil – 1968-2018

De 26/10 a 3/2

Funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 19h

Classificação indicativa: livre

Ingressos: R$ 20,00 | R$ 10,00 (meia)

Informações: 11 3065-4333 e http://unibescultural.org.br/

Unibes Cultural: Rua Oscar Freire, 2.500, Sumaré, São Paulo, SP (ao lado da estação Sumaré do metrô) | Novo horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 19h

Contato

(11) 3846-1203

gm@gm.org.br

Av. Cardoso de Melo, 1340

15º andar - Vila Olímpia

 São Paulo/SP

CEP 04548-004

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon