LIVROS GMSP

O Grupo de Mídia de SP publica anualmente, em parceria com a Editora Nobel, livros para os profissionais de mídia, estudantes e público em geral. São traduções de publicações internacionais inéditas ou novos trabalhos de profissionais reconhecidos, recomendadas pelo GMSP.

Confira os livros já lançados:

OVER THE TOP: Como a internet está mudando (aos poucos, mas definitivamente) a indústria da televisão.

Alan Wolk

NOBEL

A televisão foi o último meio de massa a ser abalado pela internet. Por ser uma indústria muito complexa, é também a mais resistente a mudanças. Alan Wolk, analista experiente da área, explica como a indústria da televisão está se adaptando à era digital e conta o que realmente está acontecendo. Na primeira parte do livro, conheceremos o trabalho da indústria hoje e veremos como os players do mercado ganham dinheiro, quem paga e quem recebe. A parte seguinte trata das mudanças em curso hoje – tudo sobre a TV on demand – e como elas afetam o mercado e seus consumidores. Ao final, Wolk faz previsões quanto ao futuro da televisão e como ela provavelmente será daqui a dez anos.

A Conquista da Atenção

Richard P. Adler

NOBEL

Este livro, o sexto da série editado pelo Grupo de Mídia São Paulo, em parceria com a editora Nobel, traz ao público um trabalho do programa Comunicações e Sociedade, do The Aspen Institute. Em Sociedade onde cada um de nós recebe milhares de mensagens todos os dias e onde a informação é um bem dos mais valiosos, o texto propõe uma reflexão sobre a função do mídia no capitalismo moderno.

A Essência do Planejamento de Mídia

Arnold M. Barban

NOBEL

Nesse livro o leitor encontrará dicas inovadoras de como encarar o planejamento de mídia. São estratégias e táticas examinadas para transformar a análise e o conhecimento de mercado em definições corretas de mídia. Um livro interessante para alunos que estejam cursado Comunicação e Administração para que os mesmos consigam conceituar o planejamento mídia e decidir o seu lugar no marketing mix.

A Publicidade como Negócio

John Philip Jones

NOBEL

O livro aborda os principais aspectos da publicidade - criatividade, planejamento de mídia, modo de operar e outras ferramentas de comunicação. John Philip Jones reuniu textos de diversos autores, tais como David Ogilvy, Don E. Schultz, John Deighton, Randall Rothenberg, Herbert E. Krugman, bem como textos de sua própria autoria, criando um banco de dados de teoria e prática publicitárias de extrema importância para profissionais da área.

A Publicidade na Construção de Grandes Marcas

John Philip Jones

NOBEL

Jonh Phliip Jones reuniu textos de autores representativos do setor, provenientes dos meios acadêmicos e profissional, que abordam todos os aspectos do gerenciamento de marcas, de brand equity e de marcas novas ou maduras. Ele estendeu o conceito de marca a novos segmentos de marketing, como o marketing político, o ambientalista e o cultural. Contando com a participação de inúmeros autores de peso, A publicidade na construção de grandes marcas constitui um "banco de dados" de teoria e prática publicitária de extrema importância para profissionais de comunicação e marketing.

Como Vender a Mídia

Mary Alice Shaver

NOBEL

O objetivo deste livro, é orientar o profissional de mídia que aspira ser um completo executivo de vendas de espaços publicitários. Um maior conhecimento de mercado, mensagem, mídia e comercialização dará a esse profissional um amplo domínio sobre a potencialidade dos meios de comunicação, do marketing e das formas criativas já consagradas no processo de vendas.

Gerenciamento de Mídia

Herbert Zeltner

NOBEL

Este livro contém tópicos que são de primordial interesse para os gerentes de marketing e publicidade. Como pontos de destaque podemos expor: As principais tendências que influenciam a mídia; as quatro etapas do processo de mídia que todo gerente deve utilizar para uma melhor produtividade; uma abordagem estratégica para organizar as operações de mídia; a escolha do trabalho.que se pode fazer em cima das melhores estratégias de mídia; as 10 chaves para um gerenciamento de mídia eficaz.

Grandes Nomes da Mídia Brasileira

Nara Damante

NOBEL

Neste livro, teremos um pouco da trajetória brilhante de três dos principais homens de mídia de todos os tempos: Altino João de Barros, Otto de Barros Vidal e Waldemar Lichtenfels. Todos terão a oportunidade de conhecer as dificuldades dos primórdios da mídia, quando os instrumentos para avaliação e aferição dos veículos de comunicação eram precários ou inexistentes e os profissionais que se aventurara, nesse universo foram verdadeiros desbravadores, abrindo caminho para facilitar o trabalho dos que os seguiram.

MBA das Mídias Sociais

Christer Holloman

NOBEL

O conteúdo, editado por Christer Holloman traz ferramentas para fazer a diferença no desenvolvimento de estratégias de mídias sociais, contado por 15 líderes de quatro continentes, especialistas nas áreas de social media, marketing, estratégias e relações públicas, que lideraram grandes projetos de marcas como Phillips, GSK Pharma, Kodak, Dell, entre outros.

Media Handbook

Helen Katz

NOBEL

Este livro é valioso tanto para estudantes universitários quanto para profissionais de publicidade. O estudante universitário aqui consegue compreender melhor o que é a mídia e de que modo ela se insere no processo geral de marketing. O profissional de publicidade poderá encontrar um manual de referência, porque Helen Katz, com sua sensibilidade feminina e com toda a sua experiência, ao longo de sua exposição, não se prende ao teórico além do estritamente necessário, e inclui inúmeros exemplos, passando idéias bem precisas de como o trabalho de planejamento e compra de mídia é feito na realidade.

Métricas em Mídias Sociais - Como Medir e Otimizar os seus investimentos em Marketing

Jim Sterne

NOBEL

A imagem de uma marca nas redes sociais vem se tornando mais importante do que a propaganda paga. Isso é o que afirma Jim Sterne, autor de 'Métricas em mídias sociais'. Segundo ele, uma empresa que ignora a importância das mídias sociais corre o risco de ter sua imagem esquecida ou arranhada. Considerando que hoje a mídia social deve ser um dos principais alvos da área de marketing de qualquer empresa, este livro tem como foco a medição do seu valor de negócio e da sua importância, com orientações para tirar o máximo proveito dessa ferramenta, de maneira a valorizar cada marca e torná-la bem recebida nas comunidades.

Midialização: O Poder da Mídia

Angelo Franzão Neto

NOBEL

Este novo livro selecionado pelo Grupo de Mídia, para integrar a Biblioteca Grupo de Mídia, é o primeiro que traz um autor nacional. Uma série de artigos publicados compõe um amplo cenário da mídia atual, que leva o leitor a refletir sobre o mundo que o rodeia.

Mídia/Mídia Alternativa

De Dordor, Xavier

NOBEL

"Mídias/Mídias Alternativas" é uma questão concreta feita pelos empresários, ou seja, como divulgar sua marca ou seus produtos? A solução, segundo o autor, não está na escolha, na exclusão da mídia "clássica" ou da mídia alternativa, mas na associação e na inclusão: mídia e mídia alternativa. Mesmo assim, a proposta de união ainda diferencia excessivamente as duas disciplinas, que cada vez mais se fundem e se completam.Este novo livro selecionado pelo Grupo de Mídia, para integrar a Biblioteca Grupo de Mídia, é o primeiro que traz um autor nacional. Uma série de artigos publicados compõe um amplo cenário da mídia atual, que leva o leitor a refletir sobre o mundo que o rodeia.

Planejamento de Mídia

Jack Z. Sissors - Lincoln J. Bumba

NOBEL

Um bom planejamento pode ajudar anunciantes a alcançar perfeitamente os seus objetivos e a evitar desperdício de dinheiro, tempo e trabalho. Baseado nesse conhecimento os autores elaboraram esse livro interativo que traz estratégias de mídia que auxiliam o leitor a resolver problemas relacionados a área de marketing. São 17 capítulos que têm como objetivo principal introduzir o planejamento de mídia publicitária, especialmente em agências de propaganda e organizações de clientes. Um livro essencial para estudantes de Propaganda e Marketing e profissionais atuantes da área.

Praticando o Planejamento de Mídia

William B. Goodrich - Jack Z. Sissors

NOBEL

O objetivo deste livro é aproximar o leitor da prática do planejamento de mídia. A obra apresenta mais de 40 tabelas e quadros, além de ser acompanhado 36 exercícios que são separados de acordo com o aumento do grau de dificuldade. O texto traz ainda uma análise do mercado, da mídia e uma estratégia de mídia. Os profissionais de mídia e de marketing encontrarão aqui uma fonte imprescindível para promover pesquisa, planejamento e compra de espaço nos veículos de comunicação.

Tem Alguém aí? As Comunicações no Século XXI

William B. Goodrich Ricardo Cavallini, Léo Xavier e Alon SochaczewskiJack Z. Sissors

NOBEL

São Paulo, 13 de setembro de 2010 - As ações em mobile marketing estão em constante crescimento no Brasil, principalmente depois de 2008. Mas ainda há muito potencial a ser explorado, já que a base de celulares – principal representante da categoria de dispositivos móveis – no Brasil é de 187 milhões de linhas, segundo o último levantamento da Anatel. Para desvendar esse universo e suas possibilidades, chega ao mercado editorial o livro Mobilize, escrito por Ricardo Cavallini, Léo Xavier e Alon Sochaczewski, profissionais ligados ao mundo digital.

Uma Visão de Mídia para Gestores de Marca

Donald W. Jugenheimer, Lary D. Kelley

NOBEL

O planejamento de mídia é uma parte fundamental do processo publicitário e do processo de planejamento da marca. Este livro destina-se a todos aqueles que devem tomar decisões na área de mídia e promoções: gerentes de marca, publicitários, CEOs, planejadores de mídia, estudantes de marketing e propaganda, supervisores de contas e vendedores de mídia. O básico da mídia -- a terminologia e a prática passo a passo do planejamento permite o acesso a uma fonte de informações que levam o tomador de decisões ao aprimoramento do valor de sua marca. Sem a mídia correta, uma marca não terá sucesso, e sem um bom gerenciamento da marca, a mídia não será eficiente.

Sensemaking: o poder da análise humana na era dos algoritmos

Christian Madsbjerg

NOBEL

Com base na experiência de algumas das maiores empresas do mundo, como Ford, Adidas e Chanel, o livro de Christian Madsbjerg é uma posição contra a tirania do big data e do cientificismo, e uma defesa urgente da inteligência humana. A humanidade tem sido subserviente aos algoritmos. Todos os dias surge um especialista em cálculos para iniciar uma gestão com análise clara e baseada em números, não em intuição e experiência humanas. Em consequência, deixamos de pensar. As máquinas fazem isso por nós. O autor argumenta que essa obsessão por dados costuma encobrir grandes deficiências, e os riscos para a humanidade são enormes. A devoção cega ao processamento de dados põe em risco nossos negócios, nossa educação, nossos governos e nossas economias de vida. Muitas empresas perderam o contato com a humanidade de seus clientes, ao mesmo tempo que marginalizam profissionais versados em artes liberais. Contrariando o pensamento popular, Madsbjerg nos mostra como as maiores histórias de sucesso não derivam do pensamento "quantitativo", mas de um envolvimento profundo e sutil com a cultura, a linguagem e a história de seus clientes. Ele chama seu método de sensemaking.  Neste seu livro de referência, Madsbjerg explica cinco princípios que líderes, empreendedores e empresários podem aplicar para resolver seus problemas mais complexos. Ele traça o perfil de empresas que se utilizam do sensemaking para se conectar com seus novos clientes e leva os leitores para dentro do processo de trabalho dos connoisseurs do método, como o investidor George Soros, o arquiteto Bjarke Ingels, entre outros. Ao mesmo tempo prático e filosófico, Sensemaking é uma poderosa réplica ao pensamento de grupo corporativo e um recurso indispensável para líderes e inovadores que desejam se destacar.

Contato

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